RSS

Tidy Limpeza HTML

sábado, 6 de junho de 2009


3DTextCommander

Para quem não sabe, o HTML Tidy é um pequeno aplicativo, que “organiza” e “limpa” o código HTML de uma página.

Essa ferramenta é considerada por muitos a melhor opção para limpar e validar uma página HTML de forma que ela passe no teste do W3C e seja considerada uma página valida pelo orgão oficial de regulamentação das normas e padrões da Internet.

TIDY - Limpeza de HTML

São vários os erros que se cometem quando digitamos código HTML. O mesmo código, nomeadamente quando possui erros, é tratado de forma diferente em diversos navegadores. Por vezes, no Internet Explorer tudo nos parece ok, mas quando visualizamos a mesma página no OPERA ou no Netscape, verificamos que existe algo de errado com a nossa página.

O que é o TIDY?

O TIDY é uma ferramenta que permite fazer uma limpeza do código de HTML corrigindo diversos erros subtis, ou nem por isso, tornando o nosso código mais conforme e com um aspecto bem mais limpo.

Ele faz também limpeza do código HTML que foi produzido directamente de Word (2000 ou 97). As "toneladas" de código que o Word produz quando converte um documento para HTML, é limpo com o TIDY.

TIDY (serviço on-line)

Numa das últimas versões on-line existentes no site do W3C em:

http://cgi.w3.org/cgi-bin/tidy

Dan Connolly disponibiliza uma versão do TIDY que passa todo o código da página e o converte em XHTML 1.0.

O TIDY produz uma página de resultados contendo a página de uma forma linear. Poderemos ver o código produzido usando a opção Ver / Código Fonte e aqui visualizar o código alinhado todo ele à esquerda, ou então indentado, caso tenhamos escolhido no formulário a opção Indent.

Tipo de erros limpos pelo TIDY

Desde as diversas falhas a nível de notação: falta de um elemento a fechar uma instrução do tipo </p>; a não exist~encia da / ou do ">", passando pela substituição de elementos de estilo incorporados no HTML para uma secção no cabeçalho contendo o estilo. Veja em:http://www.w3.org/People/Raggett/tidy/ mais informação sobre o tipo de erros detectados e corrigidos pelo TIDY.

Sumários nas tabelas

No que diz respeito à acessibilidade, propriamente dita, o TIDY apenas sugere a necessidade de fornecer um sumário <summary> quando encontra uma tabela.


Make Money With Adsense Without Your Website. Apply now!


AddInto

1 comentários:

Unknown disse...

Hello my friend.
Have a nice day
---------------------------------
please visit
---------------------------------
http://first-car-insurance.blogspot.com
http://first-credit.blogspot.com
---------------------------------
thanks

Guitar Tips and Tricks

2leep.com

Photobucket


Leitores

topo ^